Agência Panafricana de Notícias

UE desembolsa 50 milhões de euros para Força Conjunta do G5 Sahel

Bamako, Mali (PANA) - A União Europeia (UE) disponibilizou no fim de semana 50 milhões de euros para a Força Conjunta do G5 Sahel, encarregue da segurança nesta região nevrálgica, mantendo assim o seu compromisso neste sentido, anunciou um comunicado da UE transmitido à PANA.

"A UE confirma hoje o seu engajamento e a sua vontade de apoiar de maneira reativa e eficaz os seus parceiros do Mali, da Mauritânia, do Níger, do Burkina Faso e do Tchad para lutar contra os tráficos de droga e de seres humanos, contribuir para o restabelecimento da autoridade do Estado e o regresso das pessoas deslocadas e dos refugiados", lê-se na nota.

O Compromisso europeu visa ainda facilitar operações humanitárias e a entrega de ajudas às populações afetadas e contribuir para a implementação de ações de desenvolvimento no Sahel, de acordo com a mesma fonte.

Graças a este apoio, inscrito no quadro da Facilidade Africana de Paz, a UE contribui para o desdobramento e o reforço da Força Conjunta através do fornecimento de infraestruturas, de meios de transporte e de comunicação, bem como de capacidades logísticas e de proteção.

Este apoio europeu enquadra-se numa abordagem integrada que mobiliza nomeadamente as missões da Política de Segurança e de Defesa Comum (PSDC), em particular a missão de formação da União Europeia no Mali (EUTM).

Neste domínio, o apoio dado à Força Conjunta vai efetuar-se em complementaridade com o dado pela operação francesa Barkhane.

A UE saudou a organização, sexta-feira em Bamako, do Comité de Defesa e de Segurança do G5 Sahel, e o engajamento renovado dos Estados do G5 de reforçar a sua cooperação para responderem, de maneira coordenada, às ameaças transnacionais.

Os últimos ataques no Mali, em junho último, e no Burkina Faso, em agosto último, lembram a agudeza destas ameaças, indica o comunicado.

Este apoio de 50 milhões de euros a favor da ação dos países do G5 Sahel já foi anunciada pela UE em junho de 2017, por ocasião da participação da sua alta representante para a Política de Segurança, Federica Mogherini, na cimeira do G5 Sahel em Bamako.

O G5 Sahel integra o Mali, a Mauritânia, o Níger, o Burkina Faso e o Tchad.

-0- PANA GT/JSG/SOC/MAR/DD 19set2017