Niamey, Níger - (PANA) - A União Europeia (UE) concedeu, em 2020, 22 milhões 500 mil euros (14 biliões 700 milhões de francos CFA) de ajuda humanitária ao Níger, destinada às pessoas vulneráveis afetadas por conflitos e às populações nas províncias onde prevalecem penúrias alimentares, indica um comunicado desta instituição.
« O financiamento da UE ao Níger ajuda a fornecer uma assistência vital às populações do Níger afetadas pelas crises na região. Nós estamos determinados a continuar a nossa ajuda para salvar várias vidas. Em 2019, esta assistência contribuiu para beneficiar a mais de 425 mil pessoas vulneráveis deslocadas e refugiadas no Níger e 360 mil 890 crianças desnutridas. Os desafios maiores estão ligados à segurança e ao acesso à água”, declarou o comissário da UE para a Gestão de Crises, Janez Lenarčič.
Segundo este comunicado, com este apoio financeiro, a UE ajuda os parceiros humanitários no Níger, particularmente nas zonas afetadas pelos conflitos, a cobrir as necessidades básicas, nomeadamente em matéria de alimentação, alojamento, tratamentos médicos, acesso à água, proteção e educação para as pessoas vulneráveis. Uma parte deste financiamento apoia projetos de prevenção e o tratamento da desnutrição aguda e severa.
« Face aos desafios suplementares da pandemia do coronavírus, a UE financia igualmente Organizações não Governamentais (ONG) que dispensam cuidados médicos nas zonas frágeis e integram novas atividades que visam reduzir os riscos de propagação da pandemia do coronavírus”.
-0- PANA SA/TBM/FKIZ 4gosto2020