UE desembolsa 152 milhões de euros de ajuda humanitária ao Sahel
Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) disponibilizou mais 152,05 milhões de euros como ajuda humanitária aos países do Sahel, anunciou o comissário europeu responsável pela gestão de crises, Christos Stylianides.
"Para se certificar de que esta ajuda salva vidas, é essencial que os trabalhadores humanitários tenham pleno acesso às populações carentes para fazersem o seu trabalho", explicou quinta-feira última o responsável europeu, em conferência de imprensa, em Bruxelas.
Os fundos disponibilizados serão usados para ajudar as populações vulneráveis do Sahel, afetadas por vários flagelos, nomeadamente conflitos armados, crises alimentar e nutricional, a mudança climática, sendo esta última um fator agravante, disse Christos Stylianides.
A verba permitirá o fornecimento duma ajuda alimentar, de cuidados de saúde de emergência, um acesso a água potável segura, abrigos e uma proteção a pessoas necessitosas, bem como dar aulas a crianças.
Os países sahelianos beneficiários desta ajuda são Burkina Faso (15,7 milhões de euros), Camarões (17,8 milhões de euros), Tchad (17,2 milhões de euros), Mali (23,55 milhões de euros), Mauritânia (11,5 milhões de euros), Níger (23,15 milhões de euros) e Nigéria (28 milhões de euros), segundo um documento distribuído à imprensa.
Deste montante, cinco milhões de dólares são destinados a um projeto regional de luta contra a desnutrição em quatro países da região, designadamente Burkina Faso, Mali, Mauritânia e Níger.
De acordo com o documento enviado à imprensa, o último pacote financeiro eleva o total a 423 milhões de euros da ajuda humanitária prestada pela UE aos países do Sahel, durante o período 2018-2019.
-0- PANA AK/DIM/DD 28junho2019