Agência Panafricana de Notícias

UE desembolsa 152 milhões de euros a favor de sete países do Sahel

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A União Europeia (UE) desembolsará 152 milhões de euros para ajudar países do Sahel fazerem face a um contexto regional, marcado por vários problemas e assistir pessoas necessitadas, anuncia uma declaração da representação diplomática da UE na Mauritânia.

Há alguns anos, a região do Sahel faz face a numerosos problemas, nomeadamente conflitos armados, a mudança climática, a crise alimentar e nutricional, lê-se neste documento publicado quarta-feira última à noite na capital mauritana.

Com esta ajuda aprovada em 2018, a assistência total da Europa aos países do Sahel atinge uma soma global de 423 milhões de euros, fazendo da UE a primeira parceira desta conturbada região do continente africano.

"Os fundos da UE disponibilizados no quadro desta soma permitirão dar uma ajuda humanitária a sete países, designadamente o Burkina Faso (15 milhões 700 mil euros), os Camarões (17 milhões  800 mil euros), o Tchad (27 milhões 200 mil euros), o Mali (23 milhões 550 mil euros), a Mauritânia (11 milhões 500 mil euros), o Níger (23 milhões 150 mil euros), e a Nigéria (28 milhões de euros).

"Uma soma de cinco milhões de euros suplementares  foi concedida a um projeto regional de luta contra a desnutrição no Burkina Faso, no Mali, na Mauritânia e no Níger”, sublinhou a mesma fonte.

-0- PANA SAS/BEH/SOC/FK/DD 13junho2019