Agência Panafricana de Notícias

UE defende cooperação com Líbia na luta contra migração ilegal

Tripoli, Líbia (PANA) – A alta representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, sublinhou a importância dum trabalho comum entre os países da UE e a Líbia para resolver o problema da imigração clandestina e desmantelar as redes de passadores que ameaçam toda a região.

No termo duma reunião esta quarta-feira em Bruxelas com Nouri Beit Al-Mal, enviado especial do Governo do primeiro-ministro Abdallah Al-Theni na sede da UE, Federica Mogherini afirmou que a luta contra este problema não pode ser feita fora do quadro do direito internacional e exige igualmente a participação e a coordenação com uma larga gama de países.

Federica Mogherini indicou que os países da União Europeia tencionam proceder neste sentido em matéria de consulta estreita com as Nações Unidas e os atores líbios.

A União Europeia pediu, a 11 de maio último, ao Conselho de Segurança das Nações Unidas um mandato militar em virtude do capítulo VII para realizar operações militares na costa líbia com vista a conter a imigração clandestina.

-0- PANA BY/IS/FK/TON 27maio2015