UE dedica-se "sem falha" à parceria estratégica com Marrocos
Rabat, Marrocos (PANA) - A União Europeia (UE) expressou a sua “dedicação sem falha” à parceria estratégica com Marrocos e o seu desejo de a reforçar cada vez mais, soube a PANA de fonte oficial.
A UE expressou este sentimento logo depois de o Tribunal de Justiça Europeia (CJUE, sigla em francês) ter decidido assinar dois acordos relativos à pesca e à agricultura entre a UE e Marrocos, relataram sábado último a imprensa marroquina.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o alto-representante da UE, Joseph Borell, reafirmaram, numa declaração conjunta, o compromisso europeu a favor cada vez mais da preservação e do reforço das relações estreitas com Marrocos em todas as áreas, em conformidade com o princípio "pacta sunt servanda" (princípio segundo o qual o contrato obriga as partes nos limites da lei)
Esta declaração conjunta, uma vontade política rara nos anais da organização, realça a importância de Marrocos na presença da UE, materializando a importância da parceria da UE com o Reino marroquino.
Reitera igualmente "o valor considerável" que a UE presta à sua “parceria estratégica vasta e profunda com Marrocos, que remonta a longa data.”
Ursula von der Leyen e Joseph Borell sublinharam que as duas partes estabeleceram, ao longo dos anos, “uma profunda amizade e uma cooperação sólida e multiforme, que pretendemos elevar a um nível superior nas próximas semanas e nos próximos meses.”
Vários países da UE têm opinões concêntricas sobre o carácter estratégico da parceria entre Marrocos e a União Europeia (UE).
O ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, José Manuel Albares, defendeu, em declaração à imprensa, no mesmo dia, "a parceira estratégica com Marrocos e a vontade de a manter.
Manifestou igualmente a adesão do seu Governo à decisão do CJUE, acentuando a importância desta colaboração assim como os lucros que a mesma trouxe a vários setores, nomeadamente a pesca e a agricultura.
Garantiu que o Governo espanhol continuará a “trabalhar com a UE e Marrocos a fim de preservar e continuar a desenvolver esta relação privilegiada.”
-0- PANA AD/IN/IS/SOC/DD 06out2024