Agência Panafricana de Notícias

UE dá $ 207 milhões ao Zimbabue para ações de desenvolvimento

Harare- Zimbabwe (PANA) -- A União Europeia (UE) anunciou quarta-feira ter disponibilizado 207 milhões de dólares americanos como ajuda ao desenvolvimento a favor do Zimbabue.
Num comunicado, a UE indica que estes fundos serão consagrados às necessidades sociais e humanitárias, elevando assim a 567 milhões de dólares americanos a ajuda europeia a este país da África Austral desde o ano passado.
O essencial desta ajuda financiou programas ligados aos setores sanitário e alimentar, mais duramente afetados pela crise económica e política que assola este país há dez anos.
A UE, que impôs sanções ao Zimbabue, por presumíveis atentados aos direitos humanos, aumentou a sua ajuda a este país desde a formação, em 2009, dum Governo de Coligação.
A UE prometeu levantar as suas sanções só quando o Governo de Coligação fizer progressos relativamente às liberdades políticas e aos direitos humanos, entre outros assuntos que a preocupam.
Embora reconheça que existem dificuldades na aplicação do GPA (Acordo Político Global de coligação), a UE permanece totalmente dedicada ao Governo Inclusivo tendo em conta os progressos realizados, lê-se no comunicado.
De acordo com a fonte, a UE informou o Zimbabue que um montante de 207 milhões de dólares estará disponível no quadro do 10º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED).