Agência Panafricana de Notícias

UE congratula-se com assinatura de acordo de paz no Mali

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Alta Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e Segurança Comum (PESC), Federica Mogherini, e o Comissário Europeu para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Neven Mimica, saudaram, numa declaração, os esforços notáveis das partes signatárias do acordo de paz no Mali assinado sábado último em Bamako, a capital maliana.

A UE congratula-se com a mediação liderada pela Argélia, bem como a participação da União Africana (UA), da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), das Nações Unidas, da Organização da Conferência Islâmica (OCI), bem como dos países da região nomeadamente o Burkina Faso, a Mauritânia, o Níger, a Nigéria e o Tchad.

Na declaração, a UE sublinha que todas as partes devem agora cumprir com as suas obrigações e em prioridade respeitar o cessar-fogo « ainda frágil » que todos os grupos armados se comprometeram a respeitar.

Por outro lado, a UE lembra ter acordado com o Governo do Mali os domínios de intervenção prioritários para os próximos seis anos, dos quais a consolidação da paz e a reforma do Estado, a segurança alimentar, o desenvolvimento rural, a educação e as infraestruturas.

O Programa Indicativo Nacional (PIN) assinado com o Mali reserva 615 milhões de euros a favor deste país, dos quais 300 milhões devem ser desembolsados antes do fim deste ano.

-0- PANA AK/IS/FK/TON 22junho2015