Agência Panafricana de Notícias

UE condena expulsão de diplomata britânico do Malawi

Blantyre, Malawi (PANA) – A representação da União Europeia (UE) no Malawi condenou a expulsão do alto comissário britânico, Fergus Cochrane-Dyet, pelo Governo deste país da África Austral, indica um comunicado divulgado em Blantyre.

O comunicado sublinha que a representação da UE está « profundamente preocupada e surpreendida » pela expulsão do alto comissário britânico do Malawi.

« A UE pensa que esta decisão do Governo do Malawi, que é visivelmente baseada em informações não confirmadas e em supostas críticas do Governo, não se justifica e é inapropriada », acrescenta o comunicado.

O Governo do Malawi informou terça-feira o Gabinete dos Negócios Estrangeiros britânico e da Commonwealth de Londres que Cochrane-Dyet era persona non grata e que deve deixar imediatamente o país.

Contudo, a decisão foi objeto de vivas condenações, incluindo por parte da sociedade civil e por líderes políticos e religiosos, enquanto Londres advertiu « consequências negativas para o Malawi » devido à expulsão do diplomata.

Cochrane-Dyet teria enviado um correio no qual ele qualificou o Presidente do Malawi, Bingu wa Mutharika, de « Presidente combativo que se torna cada vez mais autocrático e intolerante às críticas ».

-0- PANA RT/BOS/LSA/AAS/SOC/MAR/TON 28abril2011