Agência Panafricana de Notícias

UE conclui 1ª fase da formação das Forças de Segurança Somalís

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- A Missão de Formação das Forças de Segurança Somalís (EUTM), lançada em Maio passado numa base no Uganda, terminou a primeira fase de treino intensivo dos comandantes das futuras forças de segurança, indica um comunicado oficial.
Os recrutas mais aptos foram treinados para se tornar sub-oficiais e outros para formar um grupo destinado ao combate em meio urbano, explica o comunicado.
Em Setembro próximo, começam três outras formações orientadas para a luta contra os engenhos explosivos improvisados, os socorros nos combates e nas comunicações.
No total, concluíram a formação cerca de 195 novos recrutas somalís, indica o comunicado que deplora contudo que 250 Somalís recrutados em Puntlândia, província separatista de Somália, não puderam juntar-se ao campo de treino situado no Uganda, a cerca de 700 quilómetros de Kampala.
As autoridades da Puntlândia exigiram que, depois da formação, os novos soldados regressassem para a província separatista, enquanto o objetivo da EUTM é formar as forças de segurança que serão postas à disposição do Governo Federal de Transição da Somália, sediado em Mogadíscio.
Os três principais atores envolvidos na formação das novas Forças de Segurança Somalís designadamente, os Estados Unidos, a União Europeia (UE) e a União Africana (UA).