UE concede nove milhões de euros à Gâmbia para lutar contra Covid-19
Banjul, a Gâmbia (PANA) - A União Europeia concedeu nove milhões de euros à Gâmbia para a ajudar a implementar a sua resposta à pandemia de Covid-19 (coronavírus).
A União Europeia (UE) afirmou sexta-feira que a sua assistência pode ajudar a catalisar uma ajuda adicional dos parceiros de desenvolvimento para mitigar os custos sanitários, económicos e sociais resultantes desta pandemia, para além de apoiar a realização dos objetivos de desenvolvimento a médio prazo.
Com este programa de apoio orçamental, a UE ajuda a aliviar rapidamente as necessidades orçamentais mais urgentes do Governo no contexto da crise do coronavírus, e apoiar simultaneamente as reformas políticas em curso.
"Este é um passo importante para a resposta da Team Europe a esta crise na Gâmbia mas também a nível mundial. Ninguém está seguro até que todos estejam em segurança", afirmou o embaixador Átila LAJOS, chefe da Delegação da UE na Gâmbia.
Acrescentou que o Governo da Gâmbia adotou uma série de medidas de prevenção para evitar a propagação da pandemia, e que, ao mesmo tempo, o país e a população enfrentam uma perda significativa de rendimentos.
"Este apoio orçamental rápido contribuirá para cobrir necessidades no domínio de despesas imprevistas decorrentes da emergência da Covid-19 e a reduzirem o impacto do flagelo", anunciou LAJOS.
Segundo ele, acontecimentos importantes estão previstos, incluindo o referendo constitucional no final deste ano, a reforma almejada do setor da segurança.
Afirmou que a UE está empenhada em ajudar e reforçar a governação democrática e económica, mas também as capacidades de resiliência na Gâmbia.
-0- PANA MSS/AR/NFB/DIM/DD 24abril2020