Agência Panafricana de Notícias

UE concede ajuda financeira de 17 milhões de euros à Tunísia

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) decidiu desembolsar « imediatamente » 17 milhões de euros a favor da Tunísia para lhe permitir fazer face às suas necessidades urgentes após os distúrbios sociopolíticos registados no país, anunciou esta terça-feira em Bruxelas um porta-voz europeu.

Falando durante uma conferência de imprensa semanal da Comissão Europeia, ele declarou que a Tunísia vai beneficiar duma ajuda financeira de 258 milhões de euros entre 2011 e 2013 para o financiamento do seu processo de transição e o seu desenvolvimento socioeconómico.

Além destas ajudas financeiras, o Banco Europeu de Investimento (BEI) colocou à disposição deste país do Magrebe Árabe um bilião de euros destinados a Pequenas e Médias Empresas (PME) e à realização de infraestruturas.

Por outro lado, a UE vai organizar uma conferência internacional dos investidores a fim de aumentar a sua confiança na Tunísia, disse o porta-voz europeu.

A decisão de conceder estes fundos foi tomada no termo da visita, segunda-feira em Túnis (capital tunisina), da alta representante da UE para a Política Externa e Segurança Comum (PESC), Catherine Ashton.

Durante a sua visita, Ashton foi recebida pelo primeiro-ministro tunisino, Mohamed Gannouchi.
com quem abordou a questão da chegada em massa, nestes últimos dias, dos migrantes clandestinos tunisinos à ilha de Lampedusa, na Itália.

A Itália propôs o envio de tropas para a Tunísia para a ajudar a controlar a fuga dos seus cidadãos mas a proposta foi rejeitada pelo Governo tunisino.

-0- PANA AK/AAS/IBA/FK/DD 15fev2011