Agência Panafricana de Notícias

UE concede 9,9 milhões de euros à RDC para luta contra desnutrição

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) decidiu desembolsar nove milhões 900 mil euros no quadro de uma ajuda humanitária de emergência a favor das crianças afetadas pela desnutrição na República Democrática do Congo (RDC), soube-se de fonte oficial.

Segundo um comunicado transmitido quarta-feira à imprensa pelos Serviços da Comissão Europeia em Bruxelas, estes fundos devem servir para fornecer uma assistência aos petizes congoleses menores de cinco anos de idade que sofrem de desnutrição severa.

« Estes fundos servirão nomeadamente para financiar projetos que consiste em dar a estas crianças um tratamento indispensável para a sua sobrevivência, quer se trate de rações alimentares ou de cuidados médicos », indica o comunicado.

Para a União Europeia, a ajuda humanitária destinada às crianças completa a ajuda ao desenvolvimento a mais longo prazo e ajuda o país a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), visando a redução da fome, da pobreza bem como da mortalidade infantil e materna.

A nota refere-se igualmente a relatórios oficiais segundo os quais em cada 10 mil bebés que nascem na RDC, 158 morrem antes da alcançar os cinco anos de idade.

Segundo estes relatórios, apesar dos progressos realizados nestes últimos anos na luta contra a desnutrição no país, a taxa de desnutrição continua superior à de dois porcento nas províncias do oeste do país.

-0- PANA AK/TBM/FK/DD 27abril2011