Agência Panafricana de Notícias

UE concede 85 milhões de euros à EAC

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) – A União Europeia (UE) concedeu à Comunidade da África Oriental (EAC), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), 85 milhões de euros para o período de 2016 a 2020, anunciou esta segunda-feira o Secretariado da EAC.

Num comunicado, a EAC declarou que os fundos se destinam a três domínios principais, nomeadamente a paz e segurança (15 milhões de euros), a integração económica regional (45 milhões de euros) e os recursos naturais (25 milhões de euros).

Dos 45 milhões de euros destinados à integração económica regional, 15 milhões de euros estão previstos para a aplicação dos protocolos chaves da União Aduaneira, do Mercado Comum e da União Económica e Monetária da África Oriental, enquanto 30 milhões de euros serão acessíveis aos Estados parceiros para apoiar as suas atividades comerciais.

Este anúncio foi feito durante a reunião realizada em Dar-es-Salaam entre o secretário-geral da EAC, Richard Sezibera, e o chefe da Delegação da UE e embaixador na Tanzânia, Filiberto Ceriani Sebregondi, acrescenta o comunicado.

-0- PANA AR/SEG/AKA/IS/FK/TON 1set2014