Agência Panafricana de Notícias

UE concede $ 80,492 milhões para eleições no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O embaixador da União Europeia (UE) no Burkina Faso, Alain Holleville, declarou esta sexta-feira que a sua instituição concedeu uma soma global de 47 biliões de francos CFA (cerca de 80 milhões 492 e 776 mil dólares americanos) para apoiar a organização das eleições presidenciais e legislativas no país.

« Concedemos um apoio específico para as próximas eleições com uma soma de sete biliões de francos CFA (11,9 milhões de dólares americanos) », declarou Holleville, no termo duma audiência com o Presidente interino, Michel Kafando.

Segundo o diplomata europeu, que está em fim de missão depois de trabalhar durante quatro anos no Burkina Faso, esta contribuição acrescenta-se a uma soma de 40 biliões de francos CFA (68,1 milhões de dólares americanos) desembolsada para permtiir ao Governo de transição realizar com êxito as eleições presidenciais e legislativas de 11 de outubro próximo.

Ele tranquilizou que a UE continuará a sua cooperação com o Burkina Faso, ao lhe conceder no próximo ano uma outra soma a fim de acompanhar o país na sua saída de transição.

Mais de cinco milhões e 500 mil cidadãos Burkinabes vão às urnas a 11 de outubro próximo para eleger o Presidente do Burkina Faso e os deputados a fim de restabelecer a ordem constitucional interrompida após a destituição do regime de Blaise Compaoré em outubro de 2014.

-0- PANA NDT/BEH/FK/TON 29 agosto 2015