Agência Panafricana de Notícias

UE concede 600 milhões de euros para luta contra Boko Haram

Yaoundé, Camarões (PANA) - A União Europeia (UE) já despendeu 600 milhões de euros para acompanhar os Camarões e os países da Bacia do Lago Tchad na sua luta contra a seita islamita nigeriana Boko Haram e o terrorismo, visando melhorar as condições de vida das populações.

Segundo a chefe da delegação da UE em Yaoundé, Francoise Collet, a União Europeia está engajada em contribuir para a paz em África através do seu apoio constante à União Africana e às organizações regionais no reforço das capacidades e respeito das normas internacionais.

Collet falava por ocasião da celebração da Declaração de Robert Schuman e do 60º aniversário dos Tratados de Roma, que estão na origem da União Europeia.

Ela saudou além disso o engajamento dos Camarões e das suas mais altas autoridades que, no meio de dúvidas, assinaram os Acordos de Parceria Económica (APE).

"Em matéria de segurança e desenvolvimento, acompanhamos os Camarões e os países da Bacia do Lago Tchad na sua luta contra Boko Haram e o terrorismo e para melhorar as condições de vida das populações. Só para a região, foram gastos 600 milhões de euros pela União Europeia em vários programas", indicou.

Por outro lado, disse, os Camarões e a UE concertam-se e cooperam tanto nos domínios da energia, da água, da agricultura, das finanças públicas e da governação como no das migrações, dos intercâmbios comercais ou da cultura.

"Para os Camarões, estamos prontos para acompanhar os seus cidadãos no caminho da emergência e, como amigos e parceiros, convidamos os deputados e as autoridades a não esquecer ninguém e a tudo fazer para que a juventude possa encontrar um futuro aqui com empregos decentes, que as Camaronesas possam ver os seus direitos e o seu lugar plenamente reconhcidos no funcionamento do país e que todos os Camaroneses possam ter orgulho do viver juntos", concluiu.

-0- PANA EB/JSG/MAR/IZ 10maio2017