Túnis, Tunísia (PANA) - A União Europeia (UE) disponibilizou para a Tunísia 600 milhões de euros para a ajudar a enfrentar a pandemia do novo coronavírus (covid-19), anunciou quarta-feira o embaixador da UE, em Túnis, Patrice Bergamini.
Numa reunião com o ministro tunisino das Finanças, Mohamed Yaich, o diplomata europeu sublinhou o desejo da UE de cooperar com a Tunísia neste período de crise sanitária, marcada pela propagação do coronavírus, no Mundo.
Bergamini saudou os esforços envidados pela Tunísia, apesar das dificuldades da situação, tomando medidas preventivas contra a pandemia e para atenuar as consequências da crise na economia do país.
Por sua vez, o ministro tunisino das Finanças também afirmou o desejo da Tunísia dispor de meios para apoiar as empresas económicas, a fim de as acompanhar durante este período crítico.
O governante referia-se, nomeadamente, ao alívio da fiscalidade ou da gestão das medidas através da digitalização dos serviços e da criação de plataformas eletrónicas, que permitam realizar todas as atividades à distância.
Falou da importância do apoio que a Tunísia poderá obter dos seus parceiros económicos, no quadro das relações de amizade e cooperação bilateral ou multilateral.
Saudou o papel importante desempenhado pela União Europeia na ajuda dada à Tunísia para apoio orçamental ou no quadro da cooperação em vários setores.
-0- PANA YY/IN/JSG/FK/IZ 23abril2020