Agência Panafricana de Notícias

UE concede 50 milhões de euros à Força Multinacional para combater Boko Haram

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Comissão Europeia decidiu financiar 50 milhões de euros a favor da Força Operacional Multinacional Interexércitos (MNJTF)A para lutar contra Boko Haram nos países da Bacia do Lago Tchad, soube-se de fonte oficial.

Esta decisão foi tomada depois da cimeira sobre a segurança regional que ocorreu recentemente em Abuja, na Nigéria.

Segundo um comunicado europeu, por esta decisão a UE entende confirmar a sua determinação em avançar na luta contra o grupo terrorista islamita que multiplicou as suas exações no nordeste da Nigeria, no Tchad, nos Camarões e no Níger.

O comunicado sublinha que os contingentes nacionais que operam no quadro desta força necessitaram de recursos necessários em termos de infraestruturas, de transporte e de comunicação para coordenar e dirigir eficazmente as operações.

A União Europeia reiterou o seu engajamento em contribuir eficazmente para restaurar um ambiente seguro nas zonas afetadas por Boko Haram e outros grupos terroristas e em apoiar a força multinacional conjunta da Comissão da Bacia do Lago Tchad para garantir a segurança das populações civis.

-0- PANA AK/JSG/MAR/IZ 19maio2016