Agência Panafricana de Notícias

UE concede 4,5 milhões de euros para refugiados burundeses nos países vizinhos

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) decidiu conceder uma ajuda humanitária suplementar de quatro milhões e 500 mil euros a favor dos Burundeses que deixaram o seu país para procurar refúgio nos países vizinhos, principalmente na Tanzânia, no Rwanda e na RD Congo, indica um comunicado oficial europeu transmitido à imprensa.

O comunicado sublinha que o número de Burundeses que deixam o seu país para fugir das violências continua a aumentar, nomeadamente na Tanzânia, no Rwanda e na RD Congo, e atingiu atualmente 175 mil pessoas, maioritariamente mulheres e crianças.

O comissário europeu para as Situações de Crise, Christos Styllianides, afirmou que estes fundos devem permitir aos países de acolhimento fornecer aos refugiados alojamento e satisfazer as suas necessidades mais urgentes.

Segundo relatórios das Organizações não Governamentais (ONG) humanitárias que operam na região dos Grandes Lagos, os refugiados burundeses estão estimados em 80 mil na Tanzânia, 71 mil e 500 no Rwanda e 13 mil e 368 na RD Congo.

-0- PANA AK/BEH/FK/TON 30 julho 2015