Agência Panafricana de Notícias

UE concede 2,7 milhões de euros para luta contra desnutrição e pobreza na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A União Europeia (UE) concedeu à Mauritânia uma subvenção no valor de dois milhões 700 mil euros para a luta contra a desnutrição e a extrema pobreza, com base em vários acordos assinados esta terça-feira, refere um comunicado da Representação da UE em Nouakchott transmitido à PANA.

Esta subvenção inscreve-se numa iniciativa inovadora através de projetos pilotos com vista a encontrar soluções eficazes para a luta contra a desnutrição e representa um compromisso acrescido da Europa contra a extrema pobreza e a desnutrição, indica o comunicado.

Seis projetos que envolvem agências ounisnas e Organizações não Governamentais internacionais (PAM, GRET, GRDR, Acão contra a Fome, Eternom OXFAM) serão realizados graças à nova subvenção.

Entre estes projetos figura um novo instrumento de luta contra a desnutrição, o Casf Transfert, que, de acordo com o comunicado, se articula em torno da transferência de dinheiro a favor das populações vulneráveis e contribui para garantir a realização de boas práticas no quadro da segurança alimentar.

Um outro projeto consiste em garantir o acesso à informação a favor das populações vulneráveis para servir de base para a elaboração de políticas de proteção contra a insegurança alimentar e a extrema pobreza.

A realização destes projetos reveste-se de alta importância para três províncias do vale do rio - Brakna, Gorgol e Guidimakha - que são particularmente vulneráveis do ponto de vista da pobreza e da insegurança alimentar.

-0- PANA SAS/JSG/FK/TON 15março2011