UE concede 120 mil euros ao Mali para vítimas de inundações no país
Bamako, Mali (PANA) – A União Europeia (UE) desembolsou 79 milhões de francos CFA (120 mil euros) para ajudar as pessoas afetadas pelas inundações nas províncias de Koulikoro (oeste), de Tombouctou (norte), de Kidal (leste), de Mopti (leste) e de Menaka, no nordeste do Mali, soube a PANA de fonte segura.
Este financiamento da UE permitirá à Cruz Vermelha maliana fornecer uma ajuda de emergência a quatro mil sinistrados vulneráveis, ou seja um universo de 800 famílias, com abrigos, bens essenciais, assitência em espécies, e água potável.
Além disso, também serão concedidas uma assistência técnica de saneamento e de melhoria da higiene, e ações de sensibilização à prevenção de doenças transmissíveis pela água.
Este fundo faz parte da contribuição global da UE para o Fundo de Emergência para os Socorros em Caso de Catástrofe (DREF, sigla em inglês) da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho (FICR).
Desde finais de agosto de 2019, fortes chuvas se abatem sobre várias províncias do Mali, destruindo 854 casas e fazendo várias centenas de pessoas desalojadas, atualmente instaladas em algumas escolas ou em famílias de acolhimento.
Estas inundações tiveram igualmente um impacto negativo sobre a campanha agrícola em curso, com a perda de colheita e um muitas cabeças de gado,arrastadas pelas torrentes, pressagiando um défice alimentar para as comunidades sinistradas, já fragilizadas pelo período intermedio e pela insegurança alimentar.
A maioria dos poços foi contaminada pelos fuxos de água, e o acesso à água potável nas zonas afetadas ficou muito limitado. Ao mesmo tempo, as águas estagnantes poderão igualmente favorecer a proliferação dos mosquitos, riscos de doenças transmissíveis pela água, como a malária.
-0- PANA GT/IS/SOC/FK/DD 13out2019