Agência Panafricana de Notícias

UE concede 12,5 milhões de euros de ajuda à Nigéria, Níger e Camarões

Abuja, Nigéria (PANA) – A Comissão Europeia (CE) anunciou um apoio humanitário de emergência de 12 milhões e 500 mil euros para ajudar a fazer face à degradação da situação na região do Lago Tchad, nomeadamente na Nigéria, no Níger e nos Camarões.

Segundo um comunicado da delegação da União Europeia (UE), em Abuja, os fundos servirão para fornecer uma ajuda humanitária às vítimas da crise humanitária nos três países.

O novo financiamento surge numa altura em que a violência desencadeada pelo grupo terrorista Boko Haram desestabilizou gravemente a região do Lago Tchad e deslocou milhões de pessoas.

« Quando viajei pela região, no mês passado, pude dar conta da situação das pessoas que vivem na bacia do Lago Tchad. Milhões de pessoas foram deslocadas e o número de pessoas que lutam para encontrar alimento é cada vez mais alarmante. A situação na Nigéria é particularmente dramática. Como sempre, as crianças são as mais duramente afetadas, e devemos intervir para fazer cessar os seus sofrimentos com urgência », declarou o comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão das Crises, Christos Stylianides.

Este financiamento suplementar da UE vai concentrar-se na ajuda de emergência principalmente nos domínios da alimentação e nutrição, da água, do saneamento e da saúde, acrescentou, pedindo mais esforços para que as organizações humanitárias possam aceder com segurança aos que necessitam de ajuda de emergência.

-0- PANA MON/AR/AKA/JSG/SOC/MAR/IZ 7ago2016