Agência Panafricana de Notícias

UE concede 1,35 milhão de euros a Cabo Verde e Guiné-Bissau

Praia, Cabo Verde (PANA) – As cidades capitais de Cabo Verde, Praia, e da Guiné-Bissau, Bissau, vão receber da União Europeia (UE) um financiamento de 1,35 milhão de euros para melhorar as suas condições sanitárias, soube a PANA de fontes oficiais.

O protocolo, assinado quarta-feira na capital cabo-verdiana pelos presidentes das Câmaras Municipais da Praia, Ulisses Correia e Silva, e de Bissau, Armando António Napoco, na presença do secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), prevê um financiamento de 760 mil euros para a capital de Cabo Verde, sendo o restante para Bissau.

Segundo o presidente da Câmara da Praia, Ulisses Correia e Silva, este financiamento será aplicado em projetos como a ligação de água domiciliária e esgotos, abrangendo 13 bairros da capital cabo-verdiana.

“É um projeto que vai ao encontro das necessidades da cidade da Praia, contribuindo para melhorar não só o nível sanitário, bem como a saúde pública e a qualidade de vida dos munícipes, mas também dotá-la de melhor condições de atratividade”, disse Ulisses Correia e Silva.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Bissau, Armando António Napoco, garantiu que o financiamento servirá para garantir a melhoria das condições de vida dos munícipes, uma vez que o saneamento constitui um dos principais constrangimentos da capital da Guiné-Bissau.

De acordo com o autarca guineense, o financiamento irá reforçar as capacidades dos serviços de saneamento municipal na prestação eficaz da limpeza pública, na gestão e no tratamento dos resíduos sólidos.

Armando Napoco considera que o protocolo deverá servir de ponto de partida para o estreitamento das relações entre as capitais guineense e cabo-verdiana.

“Devemos fazer deste projeto comum um instrumento de lançamento e de estreitamento das relações de cooperação entre as duas cidades através de troca de experiências nos domínios da administração e gestão municipal”, afirmou.

Entretanto, o presidente da Câmara Municipal da Praia anunciou que vai deslocar-se em Março as cidades guineenses de Bissau e de Gabu para o estreitamento das relações de cooperação e assinatura de protocolos de geminação.

Ulisses Correia e Silva anunciou que irá celebrar dois protocolos de cooperação e geminação, abrindo possibilidades não só de relações institucionais e de troca de experiências mas também  na componente empresarial e de investimento.

“São oportunidades que devemos explorar e as cidades também podem fazer essas relações com alguma facilidade”, disse.

O autarca praiense salientou, no entanto, que para o desenvolvimento das relações comercias entre as duas cidades é necessário que haja estabilidade política e económica para que os privados “possam ter interesse em investir”.
 
-0- PANA CS/TON 13Jan2011