Agência Panafricana de Notícias

UE aumenta ajuda financeira à Tunísia para 240 milhões de euros

Túnis, Tunísia (PANA) - A União Europeia (UE) considera a Tunísia "um parceiro respeitado" e decidiu aumentar a sua ajuda ao país para 240 milhões de euros este ano, contra 150 milhões em 2011, anunciou o Comissário Europeu para o Alargamento e Política de Vizinhança, Stefan Fule.

A UE está dispota a elevar esta ajuda para 300 milhões de euros sob forma de apoio económico, precisou Stefan Fule, que falava sexta-feira no termo duma reunião em Túnis com o primeiro-ministro tunisino, Mahdi Jomaa.

Ele disse ter renovado ao primeiro-ministro tunisino o apoio da União Europeia a favor da Tunísia no processo de transição no qual está engajado o país.

O Comissário Europeu indicou que durante a sua reunião com o primeiro-ministro tunisino analisou a situação atual da Tunísia e as vias e os meios à disposição da UE para ajudar Túnis a enfrentar os desafios aos quais faz face.

Ele revelou ter transmitido um convite do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, ao primeiro-ministro tunisino para visitar Bruxelas.

Stefan Fule acrescentou que Durão Barroso pretendia efetuar uma visita à Tunísia.

-0- PANA AD/IN/TBM/SOC/MAR/TON 15março2014