Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Alemanha, a Dinamarca, o Luxemburgo, a Espanha, a Itália, Portugal e o Reino Unido, entre outros países europeus, ofereceram meios de proteção civil a Moçambique, para resgatar centenas de milhares de vítimas do ciclone Idai que devastou este país.
Segundo o comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, a assistência dada por estes Estados membros da UE consistem em equipamentos de purificação de água, equipas médicas de emergência, tendas, abrigos, kits de higiene, alimentos e meios de telecomunicações.
Os mesmos juntam-se aos dois milhões de euros mobilizados pela UE para as vítimas de Moçambique
O alto responsável europeu também recebeu, com satisfação, a assistência especializada fornecida no domínio da logística e do conselho, nomeadamente pela Alemanha, pela Finlândia, pela Holanda, por Portugal, pela Roménia, pela Eslovénia e pela Suécia.
Além disso, anunciou Stylianides, o programa de satélite da UE "Copernicus" foi ativado para localizar, em grandes áreas inundadas, locais onde se encontram pessoas vítimas do ciclone, em Moçambique, no Zimbabwe e no Malawi.
-0- PANA AK//DIM/DD 27março019