Agência Panafricana de Notícias

UE atenta à evolução da situação na Tunísia, diz presidente da Comissão da UE

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) está a acompanhar “atentamente” a evolução da situação política na Tunísia onde as autoridades de transição “tergiversam” para elaborar a Constituição e fixar uma data para eleições, declarou terça-feira o presidente da Comissão Europeia, José Durao Barroso.

Ao receber as credenciais do novo embaixador da Tunísia junto da UE, Tahar Chérif,
Barroso afirmou que esta situação "de inação” favoreceu a emergência duma camada Jihadista (Islamita) que colidiu abertamente com o Exército e a Polícia.

Por sua vez, o novo embaixador tunisino denunciou o atraso da UE na concessão das ajudas financeiras prometidas pouco após a destituição, em janeiro de 2011, do regime entáo Presidente tunisino, Zine el-Abidine Ben Ali, após quase 24 anos de poder sem partilha.

Chérif denunciou igualmente o facto de a UE ainda não ter respondido ao pedido tunisino dum tratamento adequado da sua dívida externa.

Anunciou uma visita de trabalho em finais de junho corrente a Bruxelas, do primeiro-ministro tunisino, Ali Larayedh, nomeado a 13 de março de 2013.

-0- PANA AK/JSG/FKDD 5junho2013