Agência Panafricana de Notícias

UE assina acordo de parceria parcial com 4 países da África Oriental

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- Madagáscar, as ilhas Maurícias, as ilhas Seicheles e o Zimbabwe assinaram com a União Europeia (UE) um Acordo de Parceria Económico (APE) parcial, anuncia um comunicado da Comissão Europeia divulgado sexta-feira em Bruxelas.
Nos termos do acordo, os quatro países africanos terão um acesso imediato e sem restrições ao mercado europeu mas abrirão progressivamente os seus mercados nos próximos cinco anos eliminando gradualmente os direitos aduaneiros sobre as suas importações europeias.
Entre os produtos excluídos desta liberalização figuram produtos agrícolas e transformados sensíveis, como leite, carne, legumes, têxteis, vestuários e sapatos.
O comunicado indica que o Djibuti, a Etiópia, a Eritreia, o Malawi e o Sudão continuam a participar nas negociações em curso com vista à conclusão dum Acordo de Parceria Económico completo com a UE.
O acordo parcial só concerne às trocas de mercadorias entre os países signatários e a UE, ao passo que o acordo completo inclui, além de mercadorias, serviços, investimentos, a agricultura, normas técnicas, a facilitação dos intercâmbios e as regras ligadas ao comércio.
Um relatório oficial indica que em 2008 as importações da UE provenientes dos países da África Oriental e Austral se elevaram para três biliões 200 milhões de euros ao passo que as exportações para estes países atingiram quatro biliões 300 milhões de euros.