Agência Panafricana de Notícias

UE assina Programas Indicativos Regionais com países da África Oriental e Austral

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O comissário europeu para a Coooperação Internacional e Desenvolvimento, Neven Mimica, assinou quinta-feira, em Bruxelas, no quadro das Jornadas Europeias do Desenvolvimento, Programas Indicativos Regionais (PIR) com os países da África Oriental e Austral e do Oceano Índico.

A soma total destes PIR eleva-se para um bilião e 300 milhões de euros a título do 11º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), segundo um documento oficial transmitido à imprensa.

Estes acordos de PIR foram assinados pelo Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA) através do seu secretário-geral, Sindiso Ngwenya, e pela Comunidade Económica da África Oriental (EAC), também através do seu secretário-geral, Richard Sezibera.

Para a Autoridade Intergovernamental de Desenvolvimento (IGAD), o PIR foi rubricado pelo seu secretário executivo, Mahboub Maalin, e para a Comissão do Oceano Índico pelo seu secretário-geral, Jean-Claude, enquanto que a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) assinou por intermédio do seu secretário executivo, Stergomena Lawrence.

Estes fundos destinam-se nomeadamente a encorajar a paz, a segurança e a estabilidade regional a fim de prevenir e gerir os conflitos e lutar contra as ameaças que pairam sobre a segurança numa região que apresenta uma importante estratégica crucial para a Europa, sublinha o documento.

Além disso, estes fundos devem favorecer a integração económica regional e a facilitação das trocas comerciais através da integração dos mercados, da promoção do investimento e da melhoria das capacidades de produção, incluindo o desenvolvimento das infraestruturas.

-0- PANA AK/JSG/FK/IZ 5junho2015