UE aprova nova missão na República Centroafricana
Bruxelas, Bélgica (PANA) - O Conselho da União Europeia adotou na quinta-feira um conceito de gestão de crises para uma nova missão consultiva civil da PSDC (Política de Defesa Comum de Defesa e Segurança) na República Centroafricana (RCA).
Num comunicado de imprensa disponibilizado à PANA, o Conselho afirma que a missão vai apoiar a reforma das forças de segurança interna para que as autoridades da RCA possam enfrentar os atuais desafios de segurança do país.
"Os peritos da UE apoiarão o Ministério do Interior e as forças de segurança interna, a Polícia e a Gendarmaria, com o objetivo de os ajudar a desdobrarem-se em todo o país", afirma o comunicado.
A missão presta aconselhamento às autoridades da RCA a nível estratégico, a fim de contribuir para a transformação sustentável das forças de segurança internas da RCA num garante responsável de segurança , atuando sob o controlo das autoridades nacionais.
A missão trabalhará em estreita coordenação com a Missão de Formação Militar da UE na RCA (EUTM-RCA), a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização na República Centroafricana (MINUSCA) e a comunidade internacional.
De acordo com o comunicado do Conselho, a adoção de um conceito de gestão de crises constitui o primeiro passo para o lançamento de uma nova missão da PSDC, sendo o passo seguinte os preparativos para o seu desdobramento.
A RCA é o terceiro país, depois do Mali e da Somália, a beneficiar do apoio paralelo das missões da PSDC, tanto civis como militares.
-0- PANA AR/MA/NFB/BEH/DIM/IZ 22nov2019