Agência Panafricana de Notícias

UE apoia projecto de amnistia a favor de rebeldes nigerianos

Lagos- Nigéria (PANA) -- A União Europeia (UE) exprimiu o seu apoio ao projecto do Governo nigeriano de conceder amnistia aos militantes separatistas da região do Delta do Níger que estão prontos para depor as armas e engajar-se para a paz.
De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, este apoio foi manifestado durante uma reunião ministerial da troika Nigéria-UE em Praga, na República Checa.
Por ocasião desta reunião, as partes acordaram que a natureza complexa da crise do Delta do Níger deve ser tomada em conta na busca duma solução duradoura.
Contudo, os militantes separatistas rejeitaram esta oferta de amnistia, pedindo a libertação sem condição do seu líder, Henry Okah, que está a ser julgado por traição.
A maior organização separatista da região, o Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND), convidou o Presidente Umaru Yar'adua a apresentar primeiro as suas desculpas ao povo desta região petrolífera pela recente ofensiva militar "que custou a vida a centenas de civis e fez milhares de deslocados".
"O mundo civilizado esperava que apresentes as vossas desculpas às centenas de deslocados e parentes dos civis mortos devido aos bombardeamentos cegos dirigidos contra comunidades inocentes e pobres por forças armadas cobardes para lhe instilar o medo", denunciou o MEND numa carta aberta enviada ao chefe de Estado nigeriano.