Agência Panafricana de Notícias

UE apoia Líbia na segurança de fronteiras

Tripoli, Líbia (PANA) - A União Europeia (UE) designou o diretor-geral das Alfândegas da Finlândia, Anthi Hartikayten, para dirigir a missão civil que deve ajudar a garantir a segurança das fronteiras da Líbia, anunciou sexta-feira o Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros.

A missão, que deve iniciar em junho, propõe-se reforçar a segurança das fronteiras da Líbia formando os serviços de proteção de fronteiras.

A designação do diretor-geral das Alfândegas finlandesa inscreve-se nas recomendações feitas pela Conferência de Paris sobre a gestão e a segurança das fronteiras.

A conferência recomendou a designação de peritos europeus para ajudar a Líbia, ao organizar a favor dos quadros líbios estágios de formação, dotando ao mesmo tempo o país de tecnologia ligada à proteção das fronteiras, em colaboração com a missão das Nações Unidas e os outros parceiros internacionais.

No entanto, as autoridades líbias precisaram que o acordo sobre a proteção das fronteiras líbias não é militar e não permite a presença de tropas militares no solo líbio.

O acordo é civil e prevê a disponibilização à Líbia de tecnologias ligadas à vigilância das fronteiras.

-0- PANA AD/IN/JSG/CJB/TON 23mar2013