UE apoia Cabo Verde com mais € 12,25 milhões para combater covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - A União Europeia (UE) vai conceder a Cabo Verde mais um apoio de 12,25 milhões de euros para ajudar o arquipélago a implementar as medidas emergenciais e preparação da retoma económica no âmbito da pandemia de covid-19, apurou a PANA quinta-feira, na cidade da Praia, de fonte oficial.
Este é a segunda contribuição da UE a Cabo Verde para apoiar as medidas do país de combate à covid-19, depois de há dois meses o bloco ter feito um desembolso antecipado de cinco milhões de euros aos cofres do Estado.
Um comunicado conjunto da delegação da UE em Cabo Verde e do Governo cabo-verdiano explica que este segundo apoio orçamental “acresce aos esforços globais do #TeamEurope em resposta ao desafio mundial provocado pela pandemia”, uma vez que “só através de soluções globais poderão ser ultrapassados os desafios que o Mundo enfrenta”.
Neste sentido, o documento salienta que este novo apoio representa “um grande esforço” da UE, devendo a verba ser disponibilizada de forma rápida ao país.
A nota sublinha que o montante agora atribuído visa ajudar os esforços do Governo cabo-verdiano na implementação das medidas emergenciais e de mitigação dos efeitos económicos e sociais provocados pelo novo coronavírus.
Destina-se também às medidas nacionais de saúde e de higiene para os trabalhadores em situação de maior vulnerabilidade para que possam participar na retoma económica do país, acrescenta.
De acordo ainda com a nota, a União Europeia atesta uma vez mais o compromisso e solidariedade para com o povo cabo-verdiano, reforçando a importância da união dos dois parceiros, num omento em que muitos cidadãos na UE enfrentam consequências da atual crise provocada pela pandemia.
A União Europeia apoiou também com 10 mil euros a segunda edição de um programa em Cabo Verde de incentivo aos artistas para mitigar os efeitos da pandemia da covid-19, denominado “EmPalco100Artistas”.
Um documento governamental de meados de junho passado referia que Cabo Verde já tinha garantido a mobilização de apoios externos, no âmbito da crise sanitária e económica provocada pela covid-19 de 143.993.406 dólares americanos.
Destes, 4,455 milhões de dólares da cooperação bilateral, com destaque para o Canadá, a China, os Estados Unidos e o Luxemburgo, e os restantes 139,5 milhões de dólares “junto da cooperação multilateral”, referia o documento.
Nesta última componente, o Banco Mundial atribuíu um apoio no valor de 41 milhões de dólares, dos quais 15 milhões já foram desembolsados e os restantes, através de ajuda orçamental, esperado para julho corrente.
Na semana passada, O Banco Mundial anunciou a concessão de mais um empréstimo adicional de 25 milhões de dólares americanos.
Soma-se o apoio do Banco Africano de Desenvolvimento, de 33 milhões de dólares, “em processamento para serem desembolsados entre 8 e 11 de junho”.
Há ainda 32,3 milhões de dólares já desembolsados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), 8,768 milhões de dólares do Sistema da Nações Unidas e 24,470 milhões de dólares da União Europeia.
-0- PANA CS/IZ 16julho2020