Agência Panafricana de Notícias

UE apela a protagonistas líbios para se entenderem sobre Governo de União Nacional

Tripoli, Líbia (PANA) – A União Europeia (UE) apelou aos protagonistas líbios para demonstrarem coragem e liderança a fim de fazer escolhas difíceis mas necessárias quando se trata do futuro dum país e dos seus habitantes, nomeadamente concessões com vista a um acordo político inclusivo.

Num comunicado publicado sexta-feira no site da sua Delegação em Tripoli, a UE indica que « o emissário do Secretário-Geral das Nações Unidas, Martin Kobler, busca uma conclusão rápida do diálogo político e esperamos que todas as partes na Líbia dêem prova de coragem e concordem com a formação de um Governo de Entendimento Nacional ».

« Se as negociações continuarem bloqueadas, a Líbia fará face à propagação da insegurança e da instabilidade, a uma ameaça crescente dos grupos terroristas, a uma situação económica e financeira crítica e a uma agravação da crise humanitária », acrescenta a alta representante da UE para a Política Estrangeira, Frederica Mogherini, citada na nota.

Garantiu que a UE está pronta para ajudar o novo Governo de Entendimento Nacional com um financiamento de 100 milhões de euros para apoiar a prestação de serviços à população líbia que precisa de ajuda com urgência.

« Apoiamos o emissário da ONU nos seus esforços para obter o apoio necessário no Governo de Entendimento Nacional a fim de poder começar o difícil trabalho de restauração da estabilidade e da preservação da unidade do país », garante Mogherini.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 27nov2015