Agência Panafricana de Notícias

UE apela à calma candidatos à segunda volta de eleições presidenciais no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) - O chefe da Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (UE), Thijs Berman, convidou sexta-feira em Dakar os dois candidatos à segunda volta das eleições presidenciais, prevista para domingo no Senegal, à calma e a esperarem a publicação dos resultados definitivos pelo tribunal.

Falando durante uma conferência de imprensa, Berman afirmou que qualquer declaração preliminar apressada poderá afetar o bom desenvolvimento da proclamação dos resultados.

Berrman apelou às autoridades senegalesas a tomarem todas as suas disposições para um bom desenrolamento do escrutínio.

«Há tensão política e espero que os candidatos demonstrarão calma e não vão mergulhar em críticas. Estamos aqui para observar se a lei senegalesa é respeitada. Sería infeliz que um candidato se declarasse vencedor. Cabe ao Tribunal de Apeação de Dakar fazer a publicação dos resultados", disse.

A UE desdobrou 38 observadores suplementares para supervisar a segunda volta das presidenciais que opõem o Presidente cessante, Abdoulaye Wade, ao seu antigo primeiro-ministro, Macky Sall, apoiado por uma coligação da oposição.

Os observadores da UE vão juntar-se aos outros 18 que estão no Senegal desde 8 de fevereiro passado e que observaram a primeira volta das eleições presidenciais a 26 do mês passado.

-0- PANA COU/AAS/CJB/TON 23mar2012