Agência Panafricana de Notícias

UE analisa como contribuir para luta contra Al Qaeda no Magrebe Islâmico

Niamey, Níger (PANA) – A União Europeia analisa atualmente como apoiar o Níger, o Mali, a Argélia e a Mauritânia na luta contra o terrorismo de Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), raficantes de droga e ameaças à segurança interna e externa, indicou, quarta-feira em Niamey, o diretor das Relações Exteriores da UE para a África Ocidental e Central, Manuel Lopez Blanco.

O diplomata europeu falava no termo de um encontro com o Presidente nigerino, Mahamadou Issoufou, a quem apresentou a estratégia da UE sobre a segurança e o desenvolvimento no Sahel.

"O objetivo era fazer uma apresentação dos problemas sobre os quais os quatro países, nomeadamente a Argélia, a Mauritânia, o Mali e o Níger, estão de acordo e uma missão comum", explicou Manuel Lopez Blanco.

Ele indicou, por outro lado, ter discutido com o chefe do Estado nigerino sobre a retomada da cooperação entre as duas partes, rompida depois do golpe de Estado de 2009 que derrubou o então Presidente nigerino, Mamadou Tandja, depois de 21 anos no poder.

-0- PANA SA/JSG/IBA/CJB/DD 29junho2011