Agência Panafricana de Notícias

UE ajuda África a desenvolver setores energéticos

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- A União Europeia (UE) decidiu consagrar cinco milhões de euros ao seu programa de cooperação com a União Africana (UA) para o desenvolvimento das energias renováveis em África, soube-se quarta-feira em Bruxelas de fonte oficial.
Esta decisão foi anunciada durante a primeira conferência de alto nível da parceria entre a UE e África sobre a energia que decorreu terça-feira em Viena, a capital da Áustria.
O encontro regrupou 15 ministros africanos encarregues da energia e seus homólogos europeus, bem como representantes das Comissões da UA e da UE que definiram um roteiro sobre objetivos comums a alcançar até 2020.
Eles decidiram também cooperar estreitamente para facilitar o acesso a serviços energéticos modernos e duradouros para pelo menos 100 milhões de Africanos, duplicar a capacidade das interconexões elétricas transfronteiriças no interior do continente africano e entre África e a Europa.
O roteiro prevê também a duplicação do uso do gás natural em África, a construção de novas centrais hidroelétricas, duma capacidade de produção de 10 mil MW, e eólicas, de paneis solares.
A conferência versou ainda sobre a triplicação da capacidade de outras energias renováveis, bem como o aumento da eficiência energética da África em todos os setores.
Este programa será apresentado durante a terceira cimeira UE- África prevista para Novembro em Tripoli, na Líbia.