UE ajuda famílias afetadas pelas inundações na Guiné-Conakry
Conacri, Guiné (PANA) - A União Europeia (UE) desembolsou 135 mil euros para as famílias afetadas pelas inundações na capital, Conakry, e nas cidades do interior do país, anuncia um comunicado de imprensa chegado terça-feira à PANA.
Considerado como um financiamento humanitário, este envelope financeiro destina-se a várias famílias da capital, de Siguiri (sudeste) e Guéckédou (sul).
Espera-se que o financiamento da UE ajude a Cruz Vermelha Guineense a fornecer ajuda humanitária de emergência, particularmente em abrigos, assistência alimentar, serviços de saúde, água potável, saneamento, higiene e artigos domésticos.
Irá beneficiar diretamente 43 mil 815 pessoas, ou 6.280 famílias, cujas casas foram destruídas e que receberão transferências em dinheiro de um montante proporcional ao valor dos materiais de construção para a reabilitação de suas casas e substituir os artigos domésticos perdidos.
"Esta abordagem permite às famílias recuperar, de acordo com as suas necessidades específicas, participando assim ao mesmo tempo na recuperação do mercado local", indica o comunicado.
Este financiamento faz parte da contribuição global da UE ao Fundo de Emergência para os Socorros no caso de Catástrofes da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICR).
Na noite de segunda 30 para terça-feira 31 de agosto último, fortes chuvas caíram na maior parte do país, causando inundações nas prefeituras de Siguiri, Guéckédou e na capital Conakry, onde mil 972 pessoas ficaram desalojadas, 21 outras ficaram feridas e cinco óbitos foram registados.
-0- PANA AC/JSG/DIM/IZ 5out2021