Agência Panafricana de Notícias

UE advoga união dos Líbios contra terrorismo

Tripoli, Líbia (PANA) – A União Europeia (UE) apelou aos Líbios para se unirem contra o terrorismo e apresentou as suas condolências às vítimas deste flagelo entre elementos do Exército, numa primeira reação aos progressos das forças armadas líbias na cidade de Benghazi (leste).

Ao qualificar pela primeira vez de "Exército Nacional líbio" os grupos armados dirigidos pelo marechal Khalifa Haftar , o porta-voz do Serviço de Ações Externas da UE apelou, em alusão aos progressos realizados no terreno pelos militares líbios na cidade de Benghazi a todos os Líbios para se unirem na luta contra o terrorismo.

Apresentou as suas condolências pelos elementos do Exército líbio nacional e por todos os que tombaram na luta contra o terrorismo ».

Diplomatas europeus estão a acompanhar de perto em Bruxelas (Bélgica) e em outras zonas nas capitais europeias os progressos no terreno líbio realizados por elementos das forças armadas líbias na maioria dos principais eixos de combates em Benghazi, vencendo combatentes terroristas.

Também homenagearam as forças armadas líbias o emissário norte-americano, Weiner, e o embaixador britânico, Milliyet, realçando a eficácia das operações militares realizadas e os sacrifícios consentidos face aos terroristas.

Estes elogios marcam uma mudança clara na posição dos Ocidentais que tiveram consciência da natureza do confronto em curso entre o Exército e elementos pertencentes a organizações classificadas como terroristas.

Mas alguns Estados, como a Itália, puseram em dúvida a natureza dos confrontos em curso em Benghazi há alguns meses, bem como a natureza das alianças existentes na mesma cidade.

-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/DD 19nov2016