Agência Panafricana de Notícias

UE advoga iniciativa política forte e comum para resolver crise na Líbia

Túnis, Tunísia (PANA) - A alta representante da União Europeia (UE) para a Coordenação da Política e Segurança, Federica Mogherini, sublinhou no fim de semana a necessidade de se lançar uma iniciativa política forte e comum com vista a encontrar uma solução para a crise na Líbia.

A UE acredita ainda num diálogo mas a crise na Líbia necessita duma solução política inclusiva, acrescentou Mogherini citada num comunicado.

Reafirmou o apoio total da UE aos esforços desdobrados pelo seu enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) na Líbia, Bernadino Leone.

Indicou ter falado por telefone, sexta-feira última, com Leone para o informou sobre a decisão da Europa de trabalhar com ele com vista a encontrar uma solução para a crise na Líbia.

Apelou a todas as partes em conflito na Líbia para trabalharem juntas para porem termo à tragédia que vive o país e parar todas as ações militares que apenas fazem aprofundar as divisões.

Numerosos meios europeus qualificaram a decisão do Tribunal Supremo na Líbia de invalidar o Parlamento líbio eleito a 25 de julho último de "perigosa porque não ajuda a instaurar a calma no país".

-0- PANA AD/IN/IS/IBA/MAR/DD 10nov2014