UE adota relatório de 2019 de Ajuda Publica ao Desenvolvimento
Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Conselho dos Estados-membros adotou esta segunda-feira um relatório de 2019 sobre a Ajuda Pública para o Desenvolvimento (APD) da União Europeia (UE), anuncia um comunicado oficial transmitido no mesmo dia à imprensa.
O relatório sublinha que a APD representa uma fonte de financiamento maior para os países Africanos “cuja uma das caraterísticas é o facto de não possuírem a nível interno a capacidade para desembolsar fundos com base em outras fontes”.
Segundo o documento, a União Europeia e os Estados-membros conservaram a sua posição de primeiros doadores de fundos no mundo, em matéria de APD, contribuindo com quase 57 por cento do total da APD fornecida aos países em desenvolvimento pelos membros do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento da OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos).
Em 2018, a APD da UE atingiu a soma de 74 biliões 400 milhões de euros, o que representa 0,47 por cento da RNB (Receita Nacional Bruta) da União Europeia.
Esta soma é inferior, de 731 milhões de euros, ao montante de 2017, em que o valor exprimido em percentagem da RNB foi mais elevado, ou seja 0,5 por cento.
Neste contexto, o Conselho está cada vez mais preocupado com a tendência baixista da APD coletiva da UE, que diminuiu pelo segundo ano consecutivo, deplorando o facto de a mesma continuar a afastar-se do objetivo coletivo que consiste em consagrar 0,7 por cento do PNB à APD, fixado pelas Nações Unidas.
O relatório reafirma o papel político de primeiro plano que a UE desempenha e o seu compromisso a favor da Ajuda ao Desenvolvimento, lembrando neste sentido as de cada país e as coletivas da UE.
-0- PANA AK/JSG/FK/DD 20maio2019