UA saúda papel do Sudão em questões africanas
Cartum, Sudão (PANA) - O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki, saudou segunda-feira em Cartum o papel desempenhado pelo Sudão na região e o seu apoio às questões africanas.
Durante uma audiência que lhe concedeu o Presidente da Transição no Sudão, o tenente-general Abdul-Fattah Al-Burhan, Faki sublinhou que a UA necessita das contribuições e dos conhecimentos especializados do Sudão, exprimindo a sua esperança de que o país regresse ao órgão continental.
Manifestou igualmente a esperança de que as partes sudanesas cheguem a um acordo conducente à estabilidade, à formação de um governo civil e à realização de uma transição democrática.
Moussa Faki falava no quadro de uma visita oficial a Cartum para se informar sobre os esforços envidados para se alcançar um consenso nacional e a formação das instituições do período de transição no Sudão.
Segundo um comunicado da Presidência sudanesa, a reunião inscreveu-se no âmbito da prossecução das consultas e da coordenação entre a UA e o Sudão no que respeita ao processo político em curso, aos esforços desenvolvidos para se alcançar um consenso nacional e a formação das instituições do período de transição, bem como as relações entre o Sudão e a UA.
Por sua vez, segundo o documento, o tenente-general Burhan (presidente do Conselho soberano) informou o presidente da CUA sobre dos desenvolvimentos atuais na cena política à luz do acordo-quadro político concluído com o objetivo de se chegar a um acordo final que possa concluir tarefas do período de transição.
A UA é uma das três organizações que formam o mecanismo tripartido, com designadamente as Nações Unidas, a Autoridade Intergovernamental para o Desenvovimento (IGAD), que se esforçam para facilitar e lubrificar as negociações entre diferentes partes sudanesas desavindas.
-0- PANA MO/MA/BAI/JSG/DIM/DD 14fev2023