Agência Panafricana de Notícias

UA saúda aprovação pelo Conselho de Segurança da ONU de envio de tropas ao Mali

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A União Africana (UA) saudou como "um evento de envergadura" a autorização da força internacional de manutenção da paz no Mali, após meses de negociações sobre a aprovação ou não desta força.

Pronunciando-se sexta-feira última sobre esta matéria, a presidente da Comissão da UA (CUA), Nkosazana Dlamini-Zuma, saudou a aprovação deste conceito das operações como "um valor acrescido" duma abordagem múltipla para fazer face à crise no Mali.

"É um progresso maior no quadro dos esforços para acelerar o regresso à ordem constitucional, a uma estrutura de governação e à estruturação das negociações entre o Governo e grupos rebeldes", declarou sexta-feira Dlamini-Zuma.

Dlamini-Zuma declarou que o apoio logístico ao desdobramento das tropas deve ser financiado com o fundo permanente para operações de manutenção da paz empreendidas pelos Estados membros da ONU.

A UA comprometeu-se a prosseguir as negociações com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre outros aspetos das disposições politicas e de segurança.

A UA indicou que um roteiro sobre a organização das eleições será brevemente integrado no processo político sob liderança maliana.

A UA insiste na necessidade de organizar eleições livres e transparentes no Mali para se criar um novo Parlamento e eleger um novo Presidente do Mali.

A Missão Internacional de Apoio ao Mali (MISMA) sob liderança africana deverá ser desdobrada no Mali, para ajudar a restabelecer a autoridade do Estado no norte do país, onde grupos separatistas declararam uma independência unilateral.

A situação de segurança no local deteriorou-se após a crise na Líbia em 2011, quando grupos rebeldes, com armas trazidas deste país da África do Norte, lançaram uma ofensiva.

Os assaltantes controlaram cidades e destruíram monumentos em Tombouctou, o que suscitou uma condenação internacional contra esta destruição do berço do género humano e da religião.

O ex-Presidente burundês, Pierre Buyoya (de 1987 a 1993 e de 1996 a 2003), é o emissário especial da UA para o Mali.

-0- PANA AO/MA/FJG/AAS/MAR/DD 23dez2012