Agência Panafricana de Notícias

UA saúa preparativos das presidenciais na Guiné-Conakry

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA) saudou quinta-feira à noite, em Addis Abeba (Etiópia), os preparativos das eleições presidenciais de 27 de Junho corrente, na Guiné- Conakry.
Reunido na sede da UA, na capital etíope, o CPS considera que a adopção duma nova Constituição e duma lei eleitoral significa que o processo para o regresso a um regime civil no país "é ireversível.
O CPS insta todos os partidos políticos conakry-guineenses a "darem prova de moderação, responsabilidade e a contribuirem para a criação das condições favoráveis à boa realização do processo eleitoral, incluindo a campanha eleitoral".
Pede aos políticos deste país da África Ocidental que considerem o interesse superior do seu país, abstendo-se de qualquer ato susceptível de criar tensões e comprometer o processo eleitoral.
O Conselho convida igualmente a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), as instituições de transição, os partidos políticos e a imprensa a sensibilizarem os cidadãos, os atores políticos, os militantes e defensores dos valores democráticos.
Na sua ótica, só assim poderão respeitar e garantir o cumprimento das regras democráticas, tais como a tolerância e a aceitação dos resultados eleitorais.
Por outro lado, o CPS pede à comunidade internacional que apoie financeiramente os projetos de reforma das Forças Armadas conakry-guineense.