Cartum, Sudão (PANA) - A União Africana (UA) prometeu apoiar os esforços para retirar o Sudão da lista dos países que apoiam o terrorismo, publicada pelo Governo norte-americano, informou a Agência Sudanesa de Notícias, citando um responsável da UA, após o seu encontro com a nova ministra sudanesa dos Negócios Estrangeiros, Asma Mohammed Abdull.
Asma, que recebeu o representante da UA no Sudão, Mohamed Belaish, saudou o papel enorme desempenhado pela organização continental na mediação que culminou na formação do Governo civil no Sudão.
A chefe da diplomacia sudanesa apelou à União Africana para continuar os seus esforços que visam contribuir para a realização da paz e da estabilidade no Sudão. Ela espera igualmente com impaciência pela assistência da UA para anular as dívidas do Sudão.
Declarou que Cartum gostaria de ver uma conferência internacional de doadores de fundos copatrocinada pela União Africana, pelas Nações Unidas e pelos parceiros internacionais.
O representente da UA, que felicitou a ministra sudanesa dos Negócios Estrangeiroas pela sua nomeação, reafirmou o apoio da organização pan-africana ao Governo de transição e aos esforços do Sudão para restaurar o seu papel estratégico no continente.
Ele acrescentou que a União Africana trabalhará com Cartum para que o Sudão seja retirado da lista dos países considerados pelos Norte-americanos como patrocinadores do terrorismo internacional.
-0- PANA MO/AR/AKA/TBM/IBA/FK/IZ 17set 2019