Agência Panafricana de Notícias

UA pede ajuda para vítimas de explosão de paiol no Congo

Cartum, Sudão (PANA) – A União Africana (UA) apelou à comunidade internacional para ajudar as famílias dos Congoleses mortos ou feridos na explosão dum paiol em Brazzaville, exprimindo a sua tristeza por este acidente mortal.

« O presidente da Comissão da UA, Jean Ping, soube com tristeza a notícia das explosões em Brazzaville, no Congo, a 4 de março de 2012, após o incêndio num paiol de armas e munições », indica um comunicado de imprensa da União Africana transmitido segunda-feira à PANA em Cartum.

Segundo este comunicado, Ping deplorou o número importante de mortes registadas no quadro deste incidente, bem como as centenas de pessoas feridas nas explosões.

Ao apresentar as suas sentidas condolências às famílias dos desaparecidos, ao povo e ao Governo do Congo, Ping instou igualmente os países-membros da UA e a comunidade internacional à solidariedade e a conceder ajuda ao Governo congolês face a esta tragédia.

Pelo menos 150 pessoas morreram e várias outras ficaram feridas nas explosões ocorridas domingo no Quartel do Regimento Blindado situado em Mpila, a leste de Brazzaville, próximo dum bairro residencial.

-0- PANA MO/VAO/FJG/AAS/FK/TON 05março2012