Agência Panafricana de Notícias

UA felicita Egípcios por organização pacífica de segunda volta de presidenciais

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A União Africana (UA) saudou a eleição de Mohamed Morsi como o novo Presidente egípcio na sequência de um escrutínio pacífico que considera como "um passo importante para o Egito).

« O presidente da Comissão da UA, Jean Ping, felicitou Morsi pela sua eleição na Presidência do Egito”, declara a UA num comunicado divulgado segunda-feira.

Ping saudou igualmente o povo egípcio pela organização pacífica do escrutínio.

« A eleição pacífica representa um passo importante para o Egito. O presidente da Comissão da UA considera este desenvolvimento como uma nova demostração da vontade do povo egípcio para a liberdade e a democracia no seu país”, sublinha a nota.

A UA afirma ainda que o Presidente Morsi representa as aspirações de todos os Egípcios para mais democracia, segurança, primado do direito e, a longo prazo, para a estabilidade no país, bem como para o seu desenvolvimento socioeconómico.

« A UA vai acompanhar o povo egípcio plenamente a consolidar o proceso de democratização no país, porque é fruto da sua longa luta por um regime democrático”, declarou Ping.

Segundo Ping, a eleição democrática no Egito foi uma nova demostração da marcha contínua de África na sua vontade de reforçar a democracia e construir instituições fortes e independentes.

Ele desejou êxitos ao novo dirigente egípcio que se prepara para liderar o país.

-0- PANA AO/VAO/ASA/AAS/MAR/IZ 26junho2012