Agência Panafricana de Notícias

UA exige organização rápida de presidenciais no Níger

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA) apelou quinta-feira à noite para a restauração rápida do regime civil no Níger.
Reunidos em Addis Abeba, na sede da UA, os 15 embaixadores do CPS exortaram a comunidade internacional a ajudar o Níger a enfrentar a sua crise alimentar.
Pediram igualmente à junta militar nigerina, no poder desde 26 de Dezembro passado, para respeitar o seu plano de eleições dentro dos melhores prazos.
A junta comprometeu-se a organizar eleições presidenciais cuja primeira volta está agendada para 26 de Dezembro próximo, devendo a segunda volta acontecer em Janeiro de 2011.
A UA saudou igualmente o compromisso da junta de proibir a participação dos seus membros e dos do Governo de Transição nas eleições presidenciais.
O CPS defende que os dirigentes políticos nigerinos não devem comprometer o período de transição para atrasar a votação e a organização dum referendo sobre a nova Constituição.
O CPS reitera o seu apelo aos partidos políticos e a todos os atores envolvidos no processo de transição para que "coloquem o interesse supremo do Níger acima das considerações partidárias susceptíveis de atrasar ou comprometer a transição".