Agência Panafricana de Notícias

UA entrega Prémio Pan-africano de Luta contra Paludismo a Presidente burundês

Bujumbura, Burundi (PANA) - O chefe de Estado burundês, Pierre Nkurunziza, recebeu, quarta-feira, o Prémio da Aliança dos Dirigentes Africanos contra o Paludismo, durante a 18ª Cimeira da União Africana (UA) organizada segunda-feira em Addis Abeba, na Etiópia, constatou a PANA no local.

A Aliança é apoiada pelo Banco Mundial nos seus esforços que visam pôr termo às mortes por causa do paludismo que assola em grande escala o continente africano.

O primeiro Vice-Presidente da República do Burundi, Térence Sinunguruza, que representou o Burundi na 18ª Cimeira da UA, regressou com o prémio para o entregar solenamente, esta quarta-feira, ao Presidente Nkurunziza.

Na altura da receção do prémio, o Presidente burundês disse estar "satisfeito" pelo reconhecimento e pela condecoração pelos pares dos seus esforços na luta contra uma doença que constitui hoje ainda a primeira causa de mortalidade e de morbidade no Burundi.

Para o Presidente burundês, o êxito na luta contra o paludismo no país deve-se à vulgarização e à distribuição em grande escala de mosquiteiros impregnados de inseticida, à sensibilização da população sobre a higiene, à multiplicação dos centros de saúde ou ainda à gratuidade dos cuidados a favor das crianças menores de cinco anos e das mulheres grávidas que são as duas categorias mais vulneráveis às picadas dos mosquitos.

-0- PANA FB/TBM/IBA/MAR/TON 01fevereiro2012