Lusaka, Zâmbia (PANA) - A União Africana (UA) e o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, desejaram rápidas melhoras ao primeiro Presidente da Zâmbia, Kenneth Kaunda, hospitalizado no Centro Médico Militar Maina Soko, em Lusaka.
A UA e o Presidente Ramaphosa juntaram-se, terça-feira, ao Presidente zambiano, Edgar Lungu, e ao povo da Zâmbia para orarem por uma rápida recuperação de Kaunda, de 97 anos de idade, na sequência do anúncio, segunda-feira, de que estava hospitalizado, devido a uma doença não revelada.
De acordo com um comunicado emitido pela missão diplomática zambiana na Etiópia, o presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, disse que Kaunda é o único pai fundador sobrevivente da Organização de Unidade Africana (OUA), ascendente da União Africana.
Ramaphosa disse, no seu twitter, ter sabido da notícia da doença de Kaunda e desejou-lhe rápidas melhoras, rezando pela intervenção de Deus na sua saúde.
O Presidente Lungu assegurou o compromisso da nação e do compromisso do Governo em fazer com que Kaunda receba cuidados médicos necessários e beneficie de uma atenção particular.
O responsável administrativo do gabinete do primeiro Presidente zambiano, Rodrick Ngolo, anunciou, segunda-feira, que este último está doente e que foi evacuado para o Centro Médico Maina Soko, em Lusaka.
-0- PANA MM/AR/BAI/IS/DIM/DD 16junho2021