Agência Panafricana de Notícias

UA e CEN-SAD inquirem sobre assassinatos de Vieira e Tagmé Na Waié

Bissau- Guiné-Bissau (PANA) -- A União Africana (UA) e a Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD) vão levar a cabo inquéritos sobre os assassinatos do Presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira, e do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o general Batista Tagmé Na Waié, anunciou quinta-feira em Bissau o presidente em exercício da UA, o guia líbio Muamar Kadafi.
Kadafi, que falava quinta-feira no aeroporto de Bissau no termo duma breve visita de duas horas, disse ter recebido garantias das autoridades políticas e militares segundo as quais elas vão respeitar a Constituição.
"Estou certo que elas estão à altura das suas responsabilidades.
Por conseguinte, exorto todo o povo bissau-guineense a apoiá-las", afirmou.
O presidente em exercício da UA apelou às autoridades da transição a organizar as eleições presidenciais antecipadas no prazo de dois meses como previsto pela Constituição.
"A UA e a CEN-SAD vão enviar observadores para as próximas eleições presidenciais", assegurou o líder líbio.
Por seu lado, o primeiro-ministro bissau-guineense, Carlos Gomes Júnior, disse que "a visita de Kadafi é bastante oportuna, porque ela testemunha a solidariedade da UA e da CEN-SAD depois das duras provas de 1 e 2 de Março" (datas respectivas dos assassinatos do chefe de Estado-Maior das Forças Armadas e do Presidente Nino Vieira).